Imagem do cabeçalho: "O Grande Canal de Veneza" (detalhe) de Turner

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

TEMPO DE EXPOSIÇÃO (69)

O QUE PODE FALAR MAL DE SI MESMO

Melhor que falar do canto dos pássaros
É falar do ser que o ouve e inveja.
Melhor que falar do cão que ladra
É falar do ser que se ajoelha e o afaga.
Melhor que falar da flor rasteira
É falar do ser que a eleva e a cheira.
Melhor que falar da cordilheira que se afasta
É falar do ser que a aproxima e abraça.
Melhor que falar da árvore frondosa
É falar do ser que lhe faz a sombra generosa.
Melhor que falar do fruto que a terra cobiça
É falar do ser que com a boca falante o adocica.
Melhor que falar da terra virgem e indiferente
É falar do ser que a deflora e a torna continente.
Melhor que falar da natureza selvagem
É falar do ser que nela cria uma margem.
Melhor que falar de qualquer ser sem fala
É falar do ser que lhe empresta a palavra
E sopra no barro um nome,
Esse ventríloquo que põe o mundo ao colo,
O Homem.


Yousuf Karsh, Marshal McLuhan at the Royal Ontário
Museum, 1974.

9 comentários:

Lara Amaral disse...

Esse poema parece ter nascido assim, num campo fertilizado pelas mãos de um poeta sábio. Marco, menino do dedo verde!

Bípede Falante disse...

Semana fatal essa em que a melancolia engrandece as poesias mas dilacera os corações.
beijos

Bípede Falante disse...

Não vi o verificador de postagem? Não tem mais ou eu sigo distraída?

LauraAlberto disse...

melhor do que falar é escrever
melhor do que falar é ler-te

abraço

LauraAlberto

Lucas Holanda disse...

humano: estranho ser!
dele não escapou
nem jesus, nem você!

Lidi disse...

Bom Natal, Marcantonio. E parabéns pela poesia, sempre! Abraços.

dinha'' disse...

Bem, eu tenho temido mudar, Porque eu construí minha vida ao seu redor, Mas o tempo traz coragem; crianças envelhecem, Estou envelhecendo também.(sinopse do meu blog)
Acessa o meu blog?
"Crianças Envelhecem"

http://criancasenvelhecem.blogspot.com/

Espero a sua visita, se gostar do meu blog, segue lá, ficarei muito feliz.
Desde já obrigada, tenha uma ótima semana.
Atenciosamente Dinha".

Evandro L. Mezadri disse...

Bela obra, sempre com muito conteúdo e muita profundidade.
Grande abraço, sucesso e feliz 2012!

Cris de Souza disse...

Num tô dizendo...